segunda-feira, 23 de abril de 2007

R-E-S-P-E-I-T-O é o que meu coelho requer de mim (Offendedness)

Você provavelmente deve ter ouvido que os esquimós tem muitas palavras para os diferentes tipos de neve, pois a neve é muito importante para o seu dia-a-dia. Bem, os coelhos também têm muitas expressões que significam "Você me ofendeu", o que indica comoo respeito e o insulto  são importantes para os coelhos.
As desavenças usualmente não requerem uma luta, mas elas tipicamente requerem que alguém seja insultado e alguém peça desculpas. No caso de um desentendimento com o seu coelho é importante tentar se desculpar. As desculpas podem ser um afago na testa, ou talvez oferecer uma passa de uva para reconciliação. Se o seu coelho estiver realmente chateado, você pode ser humilhado poie ele pode rejeitar o afago ou  o presente. Depois de algum tempo, você pode pedir desculpas novamente.
Um coelho ofendido a quem não se pede desculpas pode ficar com raiva ou ficar mal-humorado por muitos e muitos dias.

Existem movimentos usados pelos coelhos para lhe mostrar o grau da ofensa sofrida, desde o nível mais baixo: "Eu não me importo com você de qualquer maneira " até o o mais alto nível: "Você é a escória da Terra", como mostrado na Escala de Ofensas abaixo.

A posição do corpo do coelho e a direção das suas orelhas são indicadores da ofensa e da gentileza.
As orelhas apontadas pra você é sinal de bom humor e quando apontadas para longe é de mau-humor.
Quando um coelho está de frente, com a abertura das suas orelhas viradas para você, ambos estão de acordo quanto ao respeito e a apreciação.
Quando as orelhas e/ou corpo começam a virar para apontar para longe, está lhe sendo dito que o seu comportamento tem sido questionável.

(Nota: Alguns coelhos gostam de receber afagos nas costas ou ser arrumado em suas costas, neste caso eles vão permanecer dentro do seu alcance ou ainda encostados bem junto de você. Os coelhos insultados irão se afastar, ficarão no mínimo em fora do alcance).

Se um coelho se virar completamente para outra direção, e dobrar suas orelhas para baixo até as costas, definitivamente você o ofendeu. Você pode confirmar isto oferecendo uma uva-passa, que provavelmente vai ser recusada ("Eu não quero as suas passas nojentas").  Somente depois de algum tempo, ele vai lhe dar a oportunidade de se redimir.



Orelha esquerda um tanto virada para a frente (vê o cor-de-rosa dentro?), com a orelha direita virada pra trás e inclinada. Uma maneira agressiva.

Tradução: "Você está tentando me aborrecer? Está conseguindo!"

Se estes movimentos são realizados enquanto sentado, então uma conversação está em progresso, e você pode agir para melhorar seu status com um conveniente pedido de desculpas. Mas se o coelho estiver deitado, você vai ter que trabalhar mais duramente e fazer compensações, talvez não agora, mas só mais tarde, depois que você tiver aprendido sua lição.




Tabela da escala de ofensas


O Que Eles Fazem
O Que Significa
1. O coelho vai para sua vizinhança, olha pra você um momento, então examina o chão em torno dos pés como se existisse algo lá muito mais interessante do que você."Nem tudo é com você, você sabe" (pode ser usado para dizer a você quem é o chefe)
2. O coelho senta em sua vizinhança e vira de lado, ou um pouco pra longe, orelhas em pé, e olha pra você com um olho."Hmm, qual é seu problema?" ou "O que você quer dizer com aquilo, companheiro?"(nem é sempre significativo)
3. Orelhas do coelho estão inclinadas para trás ao invés de mantidas verticalmente, mas ainda viradas para a frente ou lados."Você não é uma pessoa agradável."
4. O coelho se afasta um pouco (fora do alcance fácil para o grooming) e vira-se de costas para você, mas olha por cima do ombro para certificar-se que você está notando."Você está encrencado agora, senhor."
5. O coelho vira e pula para longe, dando "chicotadas" para trás e para os lados rapidamente com os pés de uma forma exagerada, muitas vezes fazendo um tipo de barulho ou ficando "P da vida"."Eu estou sacudindo sua poeira de meus calcanhares."
6.O coelho vira de costas para você e senta ou deita, sem olhar para trás."Seu comportamento é inaceitável."
7. O coelho vira de costas para você, deita no chão, e mantém suas orelhas totalmente abaixadas, para bloquear tanto a sua visão como os sons vindos de você."Você é a escória da Terra. Eu não tenho nada para fazer com você."


Pelo jeito, os dois podem jogar o jogo "Eu estou ofendido". Se um coelho não está agindo apropriadamente (sentando em um móvel não autorizado, por exemplo) e você quer indicar isto de uma forma moderada usando a linguagem que ele vai entender, vá em frente e mostre que você está insultado.
Você tem que fazer isto no exato instante que o coelho fez algo ruim para que funcione. Vá direto para o coelho, dê um passo para trás, e vire suas costas intencionalmente. Você poderia observar espreitando por sobre seu ombro um pouco, para indicar que você está querendo perdoar. Se o seu coelho vier farejar ou cutucar com o nariz, você pode dar um pequeno carinho na testa para indicar perdão. Coelhos são sensíveis ao sentimento da vergonha.

Pedindo desculpas.
Naturalmente, se o comportamento problemático é algo realmente ruim, você deveria primeiro gritar "Não" e faze-lo parar antes de demonstrar que você está ofendido. Neste caso, você pode fazê-lo parar uma vez após um insulto de contestação. Assim, tente arrumar seu rosto e cabelo um pouco (isto é, grooming em si mesmo), para mostrar que você vai ficar lá para sempre até que um pedido de desculpas por parte dele aconteça. Se nada é feito, caminhe para longe, dando "chicotadas" para trás com seus pés. Esteja certo que o resto de sua família entende o que você está fazendo assim eles não vão levar você ao psiquiatra. Aviso: eles poderiam fazê-lo mesmo assim .

Coelhos costumam dar uma sacudida de orelhas (ou de cabeça, para os coelhos Lop) não como um insulto, mas para polidamente dizer "Não, obrigado" ou "Eu prefiro que não."A sacudida de orelha é uma gentil virada do pescoço para trás e para a frente, uma vez ou duas vezes, que faz as orelhas moverem-se de lado a lado, e é usualmente feita enquanto sentado e olhando para você. Algumas situações que podem evocar uma sacudida de orelha são quando você oferece comida na qual o coelho não está interessado, ou quando você tenta deslizar sua mão sob seu queixo e ele não quer enfeitar você (conquanto alguns coelhos vão achar isto completamente insultante se você está assumindo um privilégio que definitivamente não está autorizado).


Incidentalmente, é considerado muito insultante pular rapidamente bem na frente de outro coelho ou você sem parar por um momento para oferecer a polida saudação dos coelhos de toque de narizes. Obviamente, um coelho não pode ponderar pacificamente enquanto alguém corre impetuosamente indo e vindo em sua frente, e coelhos procurando por problemas com outros coelhos vão fazer exatamente isto. Você pode encontrar uma consequência deste comportamento por si mesmo se você caminhar passando direto por seu coelho rapidamente, neste caso o coelho poderia correr até você num ataque ede ira!
Você pode evitar isto dando algo equivalente ao toque de narizes quando você passar: um rápido toque repetido e leve na testa.  Nem todos coelhos são tão facilmente insultados.


Finalmente, existe a arma nuclear total dos insultos, reservada somente para o mais ofensivo, absolutamente inaceitável,para nada indivíduos bons e comportamento: urina.
E se você já teve que limpar uma pungente poça de xixi de coelhinho, muitas vezes amarelo-claro, laranja, ou mesmo vermelho, e mais do que um pequeno odor, então você sabe exatamente quão poderosa esta arma realmente é.
Note que urina usada para marcar território e propriedade é inteiramente uma outra história.
Mas quando seu coelho faz xixi em seu traseiro (sim, acontece) você obviamente tem se qualificado como o mais baixo dos baixos. Se você responder da mesma forma, então você provavelmente mereceu.




Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho



Nenhum comentário: