domingo, 10 de junho de 2007

Ora, você é mau! (Irritação)

Em certas ocasiões, você pode ver um coelho enraivecido. Você poderia acidentalmente provocá-lo fazendo uma indelicadeza social, resultando em raiva, chegando à inevitável conclusão que você é culpado pelo insulto. Ou você pode se encrencar de verdade, levando-o ao mau-humor e ao comportamento destrutivo. É bom, ser capaz de reconhecer imediatamente os comportamentos de seu coelho, desde o estado inquieto ao furioso, e isto salvar você de muitos pedidos de desculpas e afagos na cabeça, bem como salvar os seus tapetes.

Os coelhos expressam raiva usando as orelhas, a posição do corpo e a cauda. As orelhas são muito importantes. Um coelho feliz mantém suas orelhas apontadas para cima e viradas para a frente. O aumento da ira pode ser observado quando ele vira as orelhas primeiro para os lados, e depois  pra trás. Uma cauda levantada, mantida longe do corpo ao invés de apertada contra o bumbum, mostra excitação e agitação. O maior grau de ultraje é mostrado quando ele abaixa deitando as orelhas para trás sobre o corpo. 

Você não vai confundir esta posição por um convite para "grooming", porque ela é acompanhada, pelo abaixamento do pescoço  esticado até o chão, coisa que um coelho irritado nunca faz. No extremo da irritação, o rabo de um coelho vai ficar rijo e ele parece pronto para pular para frente. Se ele estiver nesta posição, então você está vendo um coelho muito aborrecido.

A atitude  indica o que o coelho vai fazer.  Se você está sendo encarado de frente, com as pernas da frente esticadas para dar uma posição firme, então o coelho está pronto para atacar. Você poderia ganhar uma mordida! Se as pernas da frente estão juntas é uma atitude menos agressiva. Um coelho virado mais ou menos para um lado está possivelmente mais insultado ou com medo do que está irritado. 

As ações da "Escala da Irritação" que seguem abaixo são feitas  enquanto ele está te encarando.

A Escala da Irritação


O que significaOrelhas viradas paraOrelhas apontando paraCoelho
1. Olhe o que faz, companheiro!os ladoscima ou levemente
abaixadas para trás
2.Você está vindo para um arranca-rabo, cara!     trásapontando para cima
3. É isto! Então chegou da sua lição
 de dor.
trás e abaixadas totalmente abaixadas


Um coelho muito agressivo, ou um que tenha decidido que você é muito estúpido, vai atacar você e possivelmente morder qualquer parte sua que esteja próxima. Um coelho irritado pode também "rosnar", o que usualmente soa mais como um resmungo irritado. Você vai reconhecê-lo quando acontecer, e o som está sempre acompanhado das orelhas viradas para trás e abaixadas. Se um coelho rosnar, aguarde uma mordidinha.

Uma forma de evitar um encontro irritadiço é começar o "grooming" em você mesmo para mostrar, limpando sua face e correndo seus dedos através de seu cabelo. O "grooming" vai indicar para ele, que a situação realmente não é tão séria, e que cada um deveria relaxar. Muitas vezes, o coelho vai responder fazendo o mesmo, para indicar que concorda. Coelhos podem ser bons diplomatas.

Alguns coelhos, geralmente aqueles com um histórico de experiências assustadoras e que resultam em muito desconfiança, são extremamente agressivos. Eles podem perseguir o tutor e grudar seus dentes, sem qualquer provocação óbvia. Isto é muito diferente das mordinhas ocasionais de um coelho para conseguir sua atenção, dançando em torno de seus pés alegremente, ou dizendo a você para ir embora. Se você está vivendo com um tipo de criatura perigosa, tente ler algum dos recursos na bibliografia que lida com coelhos agressivos.



Os perigos da falha de comunicação

Diane teve uma interessante experiência durante uma conferência de um publicitário, onde um grande "poster" de um coelho parado de forma agressiva com as orelhas viradas para trás. Ele estava claramente nervoso e pronto para atacar.

Quando ela chamou a atenção de um dos membros da equipe sobre o "poster. Foi lhe dito: - "O que você quer dizer? Esta é a foto de um coelhinho muito bonito, você não acha?" Desde que ela aprendeu a linguagem dos coelhos, coelhês, Diane não achou  de jeito nenhum que fosse a foto de um coelhinho bonito. Para ela, era a foto de um coelho parecendo uma fera perigosa e assustadora.

Na verdade, você vai encontrar um monte de fotos de "coelhinhos bonitinhos" mostrando coelhos muito aborrecidos. Isto surpreendente, pois o fotógrafo arruma e rearruma a pobre criatura, sem mencionar as luzes fortes e o estouro de flashes.


Original: Language of Lagomorphs
Revisado em 20/01/2016


Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu tenho um coelho macho de 7 meses (aproximadamente) e ele é muito gentil e amigável. Doce a maior parte do tempo. Só tem uma coisa que o deixa irritado: sacolas plásticas! Quando eu vou limpar a casinha dele, geralmente eu uso sacolas plásticas amarradas nas mãos. Quando ele vê isso, ele rapidamente me ataca! Ataca minhas mãos, gruda os dentes na sacola, arranha, rosna. Mas quando eu tiro as sacolas das mãos, vejo um coelho meigo, gentil e amigável, batendo os dentinhos quando lhe faço carinho. Depois, eu coloco as sacolas novamente e aí o processo se repete! É, esse é o meu orelhudinho! :-D.