sexta-feira, 6 de julho de 2007

Puxa, pobre de mim (Tristeza e Medo )

Um coelho triste usualmente vai deitar suas orelhas para trás com as aberturas viradas para baixo, e virar uma ou outra para o lado ou em sua direção nervosamente.
Quanto mais caídas para trás as orelhas, mais tristeza é indicada. Isto difere dos outros sinais tais como, orelha-pra-trás, que requerem que o coelho encare você firmemente (raiva), abaixe ou fique de lado com as aberturas das orelhas viradas para os lados (medo), ou apontadamente fique de costas (insulto).



"Você não me ama mais."



Um sinal de tristeza mais moderado (ou de alguma irritação) é ter uma orelha virada pra trás e uma para a frente, ou uma orelha para baixo e outra levantada. Isto usualmente indica um coelho que está um pouco que infeliz, algumas vezes por razões vagamente definidas. Aquela carranca pode ser muitas vezes derrubada com m pequeno "grooming" ou uma uva-passa.
Um mau-humor mais sério é indicado por orelhas deitadas muito atrás, ou (pior ainda) deitadas para trás e viradas pra baixo, ou se tudo for feito enquanto está deitado e encarando você (ou olhando para o lado; não diretamente longe de você, que é um inequívoco insulto) em uma posição pão-de-carne. Este é um coelho seriamente triste, e você deve tomar um tempo para pensar sobre o que pode estar errado. Ele pode estar até mesmo doente, então confira a caixinha sanitária (1) para ter evidências sobre a sua sáude.
(1)litterbox



"Eu somente não estou certo sobre você, cara."



Note que coelhos muitas vezes dormem com suas orelhas deitadas para trás em uma forma muito similar ao sinal de "mau-humor" e com seus olhos estreitados mas não fechados. Eles sempre dormem em lugares particulares, mas, você não vai confundir os dois.

Um coelho nervoso ou assustado vai virar suas orelhas para trás e abaixá-las, mas com as aberturas para os lados antes que para trás, e muitas vezes vai apontar suas orelhas um pouco para os lados antes que diretamente para trás. Se você chega em seu coelho e ele baixa sua cabeça e orelhas, estendendo(2) suas orelhas ou inclinando ambas as orelhas para um lado ao invés de mantê-las apontadas diretamente para trás, ele está assustado. Isto usualmente é acompanhado de um modo de ficar que deixa o coelho pronto para escapar, e pode incluir o abaixar rápido da cabeça. Nervosismo moderado pode algumas vezes ser mostrado por ficar sozinho. Um coelho assustado não vai ter um modo agressivo como se ele estivesse para atacar você, como um irritado vai ter, todavia, caso contrário, os sinais podem ser relacionados (assim como são medo e raiva).
(2)spreading



" "Eu vou emprestar uma orelha pra você, mas duas você vai ter que merecer.""



Um coelho que está atemorizado, confuso ou tentando comunicar-se com você sem conseguir vai algumas vezes estremecer (3). Ao estremecer, um olho fica fechado, e a testa toda se move na direção daquele olho. Isto acaba em um segundo. É parecido com uma piscadela, mas é um sinal de tristeza moderada. Quando você tenta usar pela 1ª vez os sinais descritos aqui, você pode verificar isso, geralmente porque sua linguagem corporal não é consistente com o sinal que você está dando ou somente algo no contexto não está certo. Se seu coelho estremece quando você tenta se comunicar, você provavelmente precisa trabalhar mais em suas habilidades de comunicação. De qualquer modo, muitos coelhos deveriam aprender a entender você, uma vez que foram submetidos ao seu sotaque incrivelmente ruim.
(3)wince
(2)spreading


"Ulp!"


Um coelho que está muito assustado ou nervoso pode "bater" com a perna traseira, espalmando com força contra o chão. Isto não é somente um aviso para outros coelhos, mas para você também. Note que coelhos às vezes também batem com a perna para indicar irritação, ou somente para dizer "preste atenção", mas deveria ser bem fácil distinguir estes sinais pelo contexto.

Um coelho pode tremer a boca (da forma que humanos fazem quando estão com frio) quando estiver assustado mas não pode correr, ou um que está nervoso. Um coelho pode bater ou ranger com barulho os dentes (não do tipo gentil ouvido algumas vezes durante o "grooming") e isto pode também indicar que está com dor, e neste caso você deveria buscar indicações para ver se ele está doente.


"Uh, eu acho que é agora que eu saio."


Alguns coelhos irão resmungar nervosamente para si mesmos. O som do coelho quando está irritado é (4) normalmente um pouco mais alto, do que o feliz resmungo de um coelho sendo enfeitado (5), e soa diferente de um resmungo enquanto ele come ou ronca-resmunga. Já me foi dito, contudo, que alguns coelhos estão sempre resmungando consigo mesmos, e em tais casos não indica necessariamente nervosismo, mas provavelmente é somente um confortável resmungar social. De fato, coelhas podem resmungar (6) enquanto estão cuidando de seus filhotes. O significado fica muito claro dentro do contexto da situação em que ocorre.
(4)pitched
(5)groomed
(6)coo


"Onde você vai colocar aquilo?!"


Quando um coelho está frustrado por estar preso em sua gaiola ele pode barulhentamente jogar coisas que estão em torno dele ou "matracar as barras". Isto significa que ele quer conseguir sua atenção, naturalmente, e é um típico pedido para que lhe seja permitido sair.

Finalmente, um coelho aterrorizado ou pode gritar com uma dor aguda. Me foi dito que é um som terrível, mas, afortunadamente, eu nunca ouvi esta vocalização. Eu sinceramente espero que você nunca ouça também.


"Você vai continuar ofuscando meus olhos com aquela coisa?"
(também conhecido por "Como as orelhas viram")



Original: Language of Lagomorphs
Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho

Nenhum comentário: