quarta-feira, 16 de maio de 2007

Territorialidade (Me dê algum espaço, homem)

Coelhos são territoriais, e dividem o mundo em:
- lugares pessoais ou seja pertencentes a eles e aos seus amigos mais próximos,
- lugares públicos, e
- lugares da propriedade de outros.

Alguns coelhos são mais territoriais do que os outros, mas muitos coelhos irão ficar muito zangados se você entrar em seus lares (sempre um lugar pessoal), especialmente enquanto eles estiverem dentro dele. Se você fizer isso, você pode ser atacado com patas de unhas pontudas, e até mordido. Se você está indo ao lar de um coelho, é melhor fazê-lo enquanto ele estiver ausente.

Os coelhos reconhecem quando um lugar é da propriedade de outros, e onde não lhes é permitido entrar nele. Naturalmente, lugares que são da propriedades de outros podem para ser visitados, sempre que possível, embora seja compreendido que você possa ser perseguido até que desista de entrar. Talvez hoje eu tenha permissão para entrar, mesmo depois de toda perseguição pelo dono. Vou testar para ver se consigo, pois é o único modo de esclarecer se posso ou não posso entrar.
Da mesma forma, você pode reservar aposentos onde não são permitidos coelhos, mas não espere que eles não tentem entrar de qualquer forma. Eles podem hesitar à porta, somente para ver se você não está lá dentro.

A principal forma dos coelhos marcarem a sua propriedade é colocar algumas gotas secas grandes (bolinhas ou melhor o número 2). Essas bolinhas são extras, pois usualmente ele usa o banheirinho. Um coelho vai sempre colocar algumas bolinhas na sua casa. Se você tiver muitos animais de estimação, e o seu coelho se sente de alguma forma ameaçado por eles, ele poderia também marcar outros locais em torno da casa ou do apartamento, especialmente os cantos.

Desafortunadamente, não existe maneira de realmente prevenir isto, exceto fazendo seu coelho se sentir muito seguro e no controle da situação, assim não sentirá que precisa marcar agressivamente o seu espaço.

Limpar a área com vinagre pode ajudar.

Você pode notar um coelho passando ou esfregando seu queixo contra coisas, particularmente nas bordas dos objetos, cantos proeminentes, ou qualquer objeto não usual em seu caminho e neste caso ele também está marcando território. Eles tem glândulas odoríferas sob seus queixos que usam para marcar seu território e objetos. Nós não podemos sentir o cheiro, e ele não mancha ou causa marcas visíveis. Não existe razão para não deixá-lo marcar tudo que está à vista, incluindo você, o que muitos coelhos vão de fato fazer.

Tentar fazer o mesmo esfregando suas axilas contra objetos para marcá-los não vai impressionar o coelho ou qualquer um.

Os coelhos e as coelhas não castrados vão também lançar jatos de urina para marcar o seu território, bem como os "objetos" (algumas vezes incluindo outros coelhos). Todos os coelhos e coelhas de estimação deveriam ser castrados, o que vai parar este comportamento de marcação com urina.
Limpar a área com vinagre vai ajudar a tirar o cheiro de urina e pode fazê-lo diminuir o lançamento de jatos de urina no local.



Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho

Nenhum comentário: