segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Isto é tudo que existe??



  • O guia "Linguagem dos Lagomorfos" descreve cada um dos sinais que os coelhos usam para se comunicar?

Não! Nesta página compartilhamos as anotações sobre comportamentos que eu não entendo e as observações que outros fizeram, que em alguns casos eu nunca vi, ou não sei como integrá-las com o que eu acredito.
Se você quiser contribuir com as suas próprias observações, sinta-se a vontade em escrever neste Blog, para que outras pessoas possam contribuir neste processo. Estamos interessados em receber interpretações alternativas e possíveis correções.

De forma a manter este guia de um tamanho razoável, omiti de propósito comportamentos que são que são exibidos inteiramente ou quase por coelhos não castrados. Esses coelhos são tipicamente mais focados em territorialidade e hierarquia, bem como nos assuntos de sexo.

Erik Abranson escreveu alguns e-mails descrevendo poucos sinais usados por machos e fêmeas não castrados (eles são usados de forma diferente!) e tenho de admitir que eu estou omitindo uma grande de área de comunicação. Um sinal muito comum dos machos não castrados, por exemplo, é arranhar o chão como um touro, como uma forma de indicar agressão. Embora algumas pessoas gostem da agressividade e intensidade dos coelhos não castrados, este não é um atributo que ajuda em uma feliz convivência doméstica. Também, muitas fêmeas podem morrer por causa do câncer nos ovários, quando não são castradas.

RECOMENDO que todos coelhos, que são animais de companhia, sejam CASTRADOS.

Outra área de comportamento que omiti, são as ações que não são sinais, embora eles possam comunicar o estado mental do coelho. O comportamento do coelho é muito maior do que este conjunto de comportamentos usados como sinais, com o objetivo de se comunicar. Por exemplo, se você quer segurar um coelho que não quer ser pego, ele pode saltar ou até morder.

Estes não são sinais, pois o seu objetivo não é se comunicar mas facilitar a fuga. Para aprender mais sobre estes aspectos do comportamento do coelho, você pode visitar outras páginas da internet que discutem o comportamento dos coelhos ou ler alguns livros que tem grandes tópicos sobre este assunto. 

Concluindo, não tenho experiência pessoal, com coelhos LOP. Muitas pessoas escreveram para fazer perguntas específicas sobre LOP. Infelizmente, tudo o que escrevi sobre os lop é muito pouco, e deixei isto para outras pessoas.Eu lerei cuidadosamente o que outros tem a dizer sobre os lops, e se o comportamento for consistente com os do guia, eles serão incluídos.

Coisas que eu vi mas não entendo.

Tremer o maxilar


Nossa coelha,Betsy, mostra às vezes tiritar muito sutil de seu maxilar inferior sem fazer nenhum som (isto é, sem moer com os dentes). Sempre que o faz, ela encontra-se aparentemente satisfeita, com orelhas acima e olhando de frente. Ele faz isto, em ambos lugares, em suas gaiola e na parte externa. Eu não sei, se este é realmente, um sinal de comunicação.

Coisas que outras pessoas observaram.

Respirar bem alto
Diversas pesssoas relataram respiros ruidosos, executados como uma grande inalação pelo nariz, como um sinal da raiva ou de aviso. Observei-o geralmente sem outras indícios da raiva, embora, eu suspeite que esse sinal é de um coelho limpando seu nariz. Estou estudando ainda este comportamento para compreendê-lo melhor, mas não estou certo, se é um sinal real e significativo.

Aplainar
Esta é uma observação de Audry Pavia em seu artigo "Ações falam mais alto do que Palavras." Aplainar é descrito como o coelho que abaixa-se à terra com as orelhas pressionadas firmemente de encontro à cabeça e com os olhos esbugalhados, e é uma resposta ao medo. No guia eu descrevo uma resposta ao medo onde os "coelhos abaixam as suas cabeças e orelhas, espalhando suas orelhas ou inclinando ambas as orelhas pra um lado melhor.". Eu percebo este sinal mais como o "abaixando" do que como aplainar, mas eu suspeito que esses comportamentos são mais ou menos idênticos. Diane chama este comportamento como "Não me coma!".
Eu o mencionei pois acho que os dois sinais, são diferentes.

Sacudir a cauda
Susan R. postou no livro de vistas "o sacudir lateral da cauda." Ela escreveu o seguinte:
- Tenho visto diversos dos meus coelhos fazerem este movimento (mover de um lado ao outro a cauda relaxada) como se afastassem um outro coelho. Acontece geralmente, depois que o coelho #1 (abana cauda) cheira a cauda do coelho #2. Às vezes, um "binkie" ligeiro do coelho #1 está envolvido. Um sinal soimilar ao do coelho sacudindo a cauda, parece ser a um "flick" de pé; ou pode ser um sinal de aviso suave.

Vi o sinal algumas vezes, nos nossos coelhos (dirigidos a mim!) e não estou certo de ter entendido direito o significado. É mais suave do que o "flick" de pé, mas parece definitivamente ter um significado parecido. Espanta-me apenas como alguém pode totalmente não notar alguns destes sinais, embora para você saber, deva prestar atenção, e depois eles tornam-se óbvios.

Algumas pessoas no grupo "alt.pets.rabbits", relataram que a mexida da cauda é um sinal de felicidade. Ao ler a descrição de Susan, para as circumstâncias acima certamente pode levar para esta interpretação também, mas eu admito que não me pareceu assim, no casal que eu andei observando. Eu acho que o sinal humano mais similar, é mostrar a língua e um leve gesto de "muque".

Estes sinais necessitam de maiores estudos

Coisas que outras pessoas viram e eu não(eu acho que não)

Squatting
Este é contudo uma outra observação de Audry Pavia em "Ações fala mais alto do que palavras." Ela descreve "squatting", como o coelhos estar deitado para baixo com as orelhas dobradas levemente, de encontro à cabeça, expressando contentamento. O mais próximo que eu vi, é quando um coelho está dormindo, quando dobra suas orelhas para trás. Se não, eu vi os coelhos somente com suas orelhas para cima, ou os coelhos irritados, ou insultados com suas orelhas dobradas de encontro a sua cabeça. Os coelhos podem ter personalidades muito diferentes, e talvez outras observações ajudem a esclarecer melhor os sinais.

Original: Language of Lagomorphs

Tradução: Comunidade Doces Coelhos.

Nenhum comentário: