segunda-feira, 2 de abril de 2007

Siga meu focinho (mexendo o focinho)

Muitos coelhos quando estão descansando estão mexendo o focinho. Os coelhos não precisam mexer o focinho para cheirar coisas, e eles não o fazem em sincronia com sua respiração, e às vezes param completamente de respirar.

Coelhinhos mexendo o focinho.
Então, qual o motivo deles fazerem isto?
Um focinho de coelho é como um termômetro indicando o seu interesse no que está sendo  observado. 
O coelho está mais agitado ou prestando atenção, quanto mais rápido o focinho se mexer. O sinal "mexendo o focinho" é geralmente e somente usado por coelhos que já estão moderadamente relaxados.


A mexida rápida não significa necessariamente que um coelho esteja preocupado. Ela pode somente sinalizar seu interesse em alguma coisa que estiver observando ou em alguém passando. As mexidas lentas do focinho indicam um coelho calmo.
Os coelhos usualmente mexem o focinho para indicar as gradações de seu humor. Se você começar a se mover em torno ou fizer algo estranho, o focinho dele vai começar a se mover mais rápido, e pode também virar suas orelhas para focar mais em você. Se um coelho está pensando em escapar, a despeito disso, ele vai parar de mexer o seu focinho completamente.

Uma maneira de ajudar a acalmar um coelho é fazer o equivalente ao seguinte murmúrio:
"- Vamos, vamos, está tudo bem!"

Usando uma lenta mexida de focinho.

Naturalmente, os humanos não podem propriamente realmente mexer seu nariz,  (OK, talvez você possa), mas os coelhos entenderão se você somente usar seu lábio superior.

Se você enrolar seu lábio superior acima de seus dentes e voltar de novo, isto parece muito com a mexida de nariz dos coelhos.É especialmente efetivo se você tiver um bigode. Por outro lado, algumas pessoas podem, na verdade, mexer seu nariz o suficiente para o coelho reconhece-lo.

Experimente para ver o que seu coelho responde.

Você pode também notar que um coelho vai repentinamente parar de mexer o focinho, e é um sinal também. Este sinal parece significar que o nível de interesse foi além da mais alta velocidade de mexida, ou que o que está sendo observado é de algum modo confuso (ou ambos, dependendo do contexto).

Você poderia se divertir com esta técnica conversacional dos coelhos, e é também um bom modo de testar se a sua mexida de nariz está sendo feita apropriadamente.
(Aviso: fazer isto pode fazer sua família temer por sua sanidade.)

Deite no chão de frente para seu coelho enquanto ele está sentado ou deitado uns poucos pés de distância. Seu coelho, vai ficar curioso sobre o que você está fazendo, e provavelmente irá indicar sua atenção acelerando a mexida do nariz. Faça sua própria mexida, mas um pouco mais lenta do que a do coelho. A mexida do coelho provavelmente irá diminuir. 
Enquanto, o nariz dele desacelera, continue desacelerando o seu também, até que ambos estejam mexendo o nariz em um compasso tranqüilo. Então, comece a acelerar sua mexida de nariz sem fazer qualquer outra coisa. Você vai provavelmente ver o coelho começar a ir mais rápido também!
Então, você pode desacelerar ambos para acalmar.

Pessoalmente, eu somente faço isto quando ninguém mais estiver observando.

Quanto a mexida do FOCINHO diz respeito aos outros sinais?

Posição corporal é o melhor indicador de relaxamento, e a
posição de orelha mostra estado de atenção(entre outras coisas).
velocidade da mexida do focinho  parece dizer mais sobre o interesse pessoal que o coelho tem no que está sendo observado.
Estes 3 aspectos de humor são tipicamente relacionados, mas não tem que sempre estar juntos. Por exemplo, um coelho relaxado mas atento não necessariamente tem que estar interessado no que está vendo, mas também ele pode estar.

Original: Language of Lagomorphs

Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma das grandes curiosidades que eu tinha era sobre os motivos e a velocidade com os coelhinhos mexem os seus narizes.
Valeu a pena ler esta parte da tradução